Transtorno de Asperger
Segundo
o DSM-IV_TR, As características essenciais do transtorno de Asperger
consistem num comportamento grave e persistente na interação social (...) e no
desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses
e atividade...
O
Transtorno de Asperger é o quadro mais leve dos transtornos invasivos do desenvolvimento.
Essa síndrome caracteriza-se na área da interação social e na área da
comunicação. A linguagem se desenvolve de forma normal, o que permite
diferenciar esse transtorno dos demais, nos casos que há atrasos e até mesmo
perda da fala.
Na
anamnese, os bebês mostram-se quietos e não apresentam respostas a estímulos
visuais ou ambientais. As crianças e os adultos apresentam dificuldades e falta
de vontade de estabelecer amizades, sendo o isolamento uma das características
dessa doença, embora não tão acentuada como no autismo.
As
crianças com Asperg podem apresentar uma idossincrasia ( interesse repetitivo e
acentuado por determinada coisa ) como saber nomes e números das listas
telefônicas , calendários, além de apresentarem interesse extraordinário por
máquinas, computadores e se envolverem em desenhos animados.
TRATAMENTO
Partindo
do diagnóstico, a preocupação deve ser focada no aperfeiçoamento das
capacidades, pois os comprometimentos são de natureza biológica. Primeiramente
se faz necessária a realização de testes de memória, cognição, atenção,
planejamento, execução, verificando-se logo as dificuldades escolares, os
problemas de interação social e de comunicação. A atenção da família deve
voltar-se especialmente para as dificuldades que ela encontra nas situações
vivenciadas cotidianamente. A partir dessas informações e das respostas
encontradas, é preciso fazer um planejamento de trabalho e estipular as metas e
os objetivos que devem ser alcançados.
José Raimundo Facion
Transtornos
do Desenvolvimento e do Comportamento
Editora IBPEX
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