Volta as aulas é tempo de ansiedade e reflexão. Antes de olharmos para os rostos dos nossos alunos, pegamos a lista com seus nomes e nesse momento nos deparamos com alunos que já conhecemos, com novos alunos e com alunos com deficiências.
Nesse momento, partimos da ansiedade para a reflexão. Esse é para a maioria dos professores o momento de se interar do assunto " inclusão ", pois antes de termos esse aluno na nossa sala de aula ainda podíamos dizer que não estávamos preparados .
Sugiro a reflexão no sentido de realmente não sermos conhecedores a fundo de todas as deficiências, síndromes ou distúrbios que possam alterar de alguma forma o aprendizado dos nossos alunos, mas refletir o porquê desse aluno estar na nossa sala nesse ano e o que podemos fazer para que a inclusão se efetive de fato na nossa escola.
De forma alguma quero direcionar essa reflexão, que deve partir de cada
envolvido no processo inclusivo, pois isso dependerá de conceitos natos de cada pessoa. Então quero apenas colocar minhas conclusões após a reflexão que fiz.
Em primeiro lugar, vejo esse aluno como mais um dentro da heterogeneidade da sala de aula, penso que se ele está na minha sala é porque eu tenho capacidade de desenvolver um trabalho relevante com esse aluno e o mais importante, vou ter a oportunidade de desfrutar dessa convivência e fazê-la ser um dos maiores aprendizado da minha vida e de todos os outros alunos da sala.
Já no que se refere a inclusão, tenho que me atentar para toda sua amplitude, tenho que pautar minha prática pedagógica de forma ética, respeitando toda forma de diversidade dentro da escola. No caso específico de alunos com deficiências, é de fundamental importância traçar objetivos que foque suas possibilidades e claro, buscar parcerias dentro e fora da escola para enriquecer nosso trabalho e compartilhar nossas ansiedades e nossos sucessos.
Que 2012 seja um ano de realizações e aprendizado para todos.
Gisely
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