PROJETO DE LEITURA
VIAJANDO PELOS CONTOS
Ano - 2011
PROJETO DE LEITURA
Escola Municipal Antonio Paulino
Endereço: Nº
Bairro: Cidade: Fone:
Professora: Gisely Ferreira de Lima
Período de execução: ____/____/_____ a ____/____/_____
Sala de Recursos Multifuncional
Turno: Matutino e Vespertino
Número de alunos: M ( ) F ( )
Idade:
Coordenadora pedagógica:
Coordenadora pedagógica da Educação Especial:
VIAJANDO PELOS CONTOS
Introdução
O presente projeto intitulado Viajando pelos Contos, será oferecido aos alunos das salas de recursos da Escola Municipal Antonio Paulino.
A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências. Assim, é obrigação da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura .
Problematização
Diante da perda notável do interesse das crianças pela leitura e da falta de uma rotina literária por parte das famílias. Precisamos levar nossos alunos a compreender a importância da leitura, saber que ela se constrói a partir de conhecimentos naturais e da representação gráfica da linguagem.
Justificativa
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e ela possui uma relação com o desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir e de se expressar, além de ser uma situação que favorece o desenvolvimento da leitura e da escrita e de incentivar a leitura por prazer.
Grande parte dos alunos que frequentam a sala de recursos tem um déficit na aprendizagem da leitura e da escrita, então resolvi trabalhar um projeto de leitura que envolve Contos de Fadas por ser uma forma prazerosa de se estabelecer contato com o mundo da leitura.
Objetivo geral
_Levar o aluno a desenvolver a leitura e a escrita e contar esses contos tradicionais infantis, apropriando-se da linguagem literária do autor e da estrutura desse gênero de narrativa.
Objetivos específicos
- Desenvolver o hábito da leitura;
- Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
- Valorizar as produções textuais dos alunos;
- Identificar o personagem principal do conto e descrevê-lo;
– Compreender e interpretar o texto;
– Ampliar o repertório de histórias que as crianças conhecem.
Conteúdo
_ Reescrita;
_ Rimas;
_ Leitura e interpretação;
_Produção ( palavras, frases e textos);
_ Arte.
Metodologia
– Dramatização de um conto escolhido pelos alunos;
– Reescrita livre e em tarjas;
– Produção de um livro escrito e ilustrado pelos alunos;
– Leitura compartilhada com os alunos dos Contos de Fadas inseridos no projeto;
– Listas de personagens do Conto;
– Jogos da memória com nomes dos personagens do Conto;
– Atividade em tarja com personagens dos Contos;
– Produções artísticas envolvendo os Contos;
Recursos
_ Professoras;
_ Coordenadora;
_ Computadores;
_ Fantoches;
_ Livros;
_ Papel;
_ Lápis de cor;
_ Tintas;
_ Pincéis;
_ Jogos pedagógicos;
_ Câmera digital;
Produto Final / Apresentação dos Resultados
Em anexo.
Avaliação
A avaliação será contínua e deverá se primar pelo caráter qualitativo, pela participação das crianças, pelas construções que elas serão capazes de realizar após esse projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário