PROJETO DE LEITURA
                                                  VIAJANDO PELOS CONTOS
                                                                Ano - 2011
             PROJETO DE LEITURA
Escola Municipal Antonio Paulino
Endereço:                                                                    Nº                
Bairro:                                    Cidade:                                 Fone:                                   
Professora: Gisely Ferreira de Lima
   
Período de execução: ____/____/_____ a ____/____/_____
Sala de Recursos Multifuncional
                   Turno: Matutino e Vespertino
Número de alunos: M (  )    F (   )
Idade:                                                                                              
Coordenadora pedagógica:        
Coordenadora pedagógica da Educação Especial:
 VIAJANDO PELOS CONTOS
   
Introdução
 O presente projeto intitulado Viajando pelos Contos, será oferecido aos alunos das salas de recursos da Escola Municipal Antonio Paulino.
A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências. Assim, é obrigação da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura .
Problematização
 Diante da perda notável do interesse das crianças pela leitura e da falta de uma rotina literária por parte das famílias. Precisamos levar nossos alunos a compreender a importância da leitura, saber que ela se constrói a partir de conhecimentos naturais e da representação gráfica da linguagem.
Justificativa
 As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e ela possui uma relação com o desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir e de se expressar, além de ser  uma situação que favorece o desenvolvimento da leitura e da escrita e de  incentivar a leitura por prazer.
 Grande parte dos alunos que frequentam a sala de recursos tem um déficit na aprendizagem da leitura e da escrita, então resolvi trabalhar um projeto de leitura que envolve Contos de Fadas por ser uma forma prazerosa de se estabelecer contato com o mundo da leitura.
Objetivo geral
 
    _Levar o aluno a desenvolver a leitura e a escrita e contar esses contos tradicionais infantis, apropriando-se da linguagem literária do autor e da estrutura desse gênero de narrativa.
Objetivos específicos
     -  Desenvolver o hábito da leitura;
     - Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
     - Valorizar as produções textuais dos alunos;
     -  Identificar o personagem principal do conto e descrevê-lo;
– Compreender e interpretar o texto;
– Ampliar o repertório de histórias que as crianças conhecem.
 
 
Conteúdo
 _ Reescrita;
 _ Rimas;
 _ Leitura e interpretação;
 _Produção ( palavras, frases e textos);
 _ Arte.
Metodologia
– Dramatização de um conto escolhido pelos alunos;
– Reescrita livre e em tarjas;
– Produção de um livro escrito e ilustrado pelos alunos;
– Leitura compartilhada com os alunos dos Contos de Fadas inseridos no projeto;
– Listas de personagens do Conto;
– Jogos da memória com nomes dos personagens do Conto;
– Atividade em tarja com personagens dos Contos;
– Produções artísticas envolvendo os Contos;
Recursos
 _ Professoras;
 _ Coordenadora;
 _ Computadores;
 _ Fantoches;
 _ Livros;
 _ Papel;
 _ Lápis de cor;
 _ Tintas;
 _ Pincéis;
 _ Jogos pedagógicos;
 _ Câmera digital;
Produto Final / Apresentação dos Resultados
 Em anexo.
Avaliação
A avaliação será contínua e deverá se primar pelo caráter qualitativo, pela participação das crianças, pelas construções que elas serão capazes de realizar após esse projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário