domingo, 29 de janeiro de 2012

Projeto de leitura.

PROJETO DE LEITURA VIAJANDO PELOS CONTOS
Ano - 2011
PROJETO DE LEITURA
Escola Municipal Antonio Paulino
Endereço:                      Nº                Bairro:           Cidade:             Fone:                                   Professora: Gisely Ferreira de Lima
Período de execução: ____/____/_____ a ____/____/_____
Sala de Recursos Multifuncional                    Turno: Matutino e Vespertino
Número de alunos: M ( ) F ( ) Idade:                                                                                              Coordenadora pedagógica:        Coordenadora pedagógica da Educação Especial:
VIAJANDO PELOS CONTOS
Introdução O presente projeto intitulado Viajando pelos Contos, será oferecido aos alunos das salas de recursos da Escola Municipal Antonio Paulino. A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências. Assim, é obrigação da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura .
Problematização Diante da perda notável do interesse das crianças pela leitura e da falta de uma rotina literária por parte das famílias. Precisamos levar nossos alunos a compreender a importância da leitura, saber que ela se constrói a partir de conhecimentos naturais e da representação gráfica da linguagem.
Justificativa As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e ela possui uma relação com o desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir e de se expressar, além de ser uma situação que favorece o desenvolvimento da leitura e da escrita e de incentivar a leitura por prazer. Grande parte dos alunos que frequentam a sala de recursos tem um déficit na aprendizagem da leitura e da escrita, então resolvi trabalhar um projeto de leitura que envolve Contos de Fadas por ser uma forma prazerosa de se estabelecer contato com o mundo da leitura.
Objetivo geral     _Levar o aluno a desenvolver a leitura e a escrita e contar esses contos tradicionais infantis, apropriando-se da linguagem literária do autor e da estrutura desse gênero de narrativa. Objetivos específicos - Desenvolver o hábito da leitura; - Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas; - Valorizar as produções textuais dos alunos; - Identificar o personagem principal do conto e descrevê-lo; – Compreender e interpretar o texto; – Ampliar o repertório de histórias que as crianças conhecem.
Conteúdo _ Reescrita; _ Rimas; _ Leitura e interpretação; _Produção ( palavras, frases e textos); _ Arte.
Metodologia – Dramatização de um conto escolhido pelos alunos; – Reescrita livre e em tarjas; – Produção de um livro escrito e ilustrado pelos alunos; – Leitura compartilhada com os alunos dos Contos de Fadas inseridos no projeto; – Listas de personagens do Conto; – Jogos da memória com nomes dos personagens do Conto; – Atividade em tarja com personagens dos Contos; – Produções artísticas envolvendo os Contos;
Recursos _ Professoras; _ Coordenadora; _ Computadores; _ Fantoches; _ Livros; _ Papel; _ Lápis de cor; _ Tintas; _ Pincéis; _ Jogos pedagógicos; _ Câmera digital;
Produto Final / Apresentação dos Resultados Em anexo.
Avaliação A avaliação será contínua e deverá se primar pelo caráter qualitativo, pela participação das crianças, pelas construções que elas serão capazes de realizar após esse projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário