Projeto
    de
![]()  | 
Leitura
 
           Projeto
de leitura “ Tantas histórias”.
 Escola
Municipal Antonio Paulino
 Endereço:_____________________nº
___
 Bairro:
_____________Cidade__________
 Fone:
______________
 Professora
responsável : Gisely Ferreira de Lima
 
      Sala de Recursos
Multifuncional
 
      Turno: Matutino
e Vespertino
 
      Número de
alunos: M (  )    F (   )
 
      Idade: ____
 
      Período: Ano
letivo de 2.012.
    
 Introdução
 A
leitura é uma forma de perceber e de interagir com o mundo e com a
realidade que nos cerca.
 
          Por
meio da leitura, a criança desenvolve
a criatividade, a imaginação e adquire cultura,
conhecimentos e valores.
 A
leitura também ajuda a aumentar o vocabulário, pois familiariza a
criança com a palavra escrita e ainda, ajuda a fixar a grafia
correta das palavras e a construção harmônica das frases.
É com esses propósitos, que serão desenvolvidas atividades voltadas a atender e suprir as dificuldades dos alunos nesse processo de leitura e escrita que tanto dificulta o processo de ensino e aprendizagem.
É com esses propósitos, que serão desenvolvidas atividades voltadas a atender e suprir as dificuldades dos alunos nesse processo de leitura e escrita que tanto dificulta o processo de ensino e aprendizagem.
 Escolheu-se
trabalhar com a leitura, neste trabalho, devido à necessidade de
pensar também em novos caminhos para o seu ensino na educação de surdos. Buscando oferecer com esse projeto, formas de se motivar o aluno surdo para leitura em Língua Portuguesa, partindo é claro de sua língua mãe a Língua Brasileira de Sinais como apoio para seu desenvolvimento.
pensar também em novos caminhos para o seu ensino na educação de surdos. Buscando oferecer com esse projeto, formas de se motivar o aluno surdo para leitura em Língua Portuguesa, partindo é claro de sua língua mãe a Língua Brasileira de Sinais como apoio para seu desenvolvimento.
 
    Justificativa
  Percebendo
a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os
diferentes gêneros textuais e compreenda a leitura em seus diversos
objetivos, proponho um trabalho onde seja oferecido o acesso ao mundo
literário tanto por meio de vídeos, filmes e livros, para que o
aluno aprenda a ouvir e a se expressar e com a devidas
flexibilizações para o aluno surdo no acesso à leitura e escrita.
  
                       Problematização
 Diante
da perda notável do interesse das crianças pela leitura e da falta
de uma rotina literária por parte das famílias e o mais importante,
do notório fracasso que nossos alunos estão apresentando em suas
vidas de leitores e criadores de textos. Precisamos levar nossos
alunos a compreender a importância da leitura, saber que ela se
constrói a partir de conhecimentos naturais e da representação
gráfica da linguagem.
  
                        Objetivo geral
 _
Contribuir na formação de um  leitor e um produtor de textos
competente e autônomo, capaz de compreender e interpretar aquilo que
lê.
    Objetivos
específicos
- Despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler;
 - Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
 - Compreender e interpretar o texto;
 
    Desenvolvimento
 
            Serão
selecionadas previamente, obras e vídeos de diversos autores,
destacando aquelas que cheguem mais próximas à realidade e a
vivência dos alunos. A partir desta seleção, serão trabalhadas
atividades que envolvam, leitura, interpretação, dramatização
entre outras. 
             Também
serão previamente organizadas as devidas flexibilizações  das
atividades para atender o aluno surdo, no qual, todos os textos
deverão ser trabalhados em vídeos interpretados em Libras.
    
                
Estratégias
- Apresentação da história em vídeo em libras e com legenda em Língua Portuguesa;
 - Leitura compartilhada do texto;
 - Reescrita em tiras;
 - Dramatização;
 - Atividades de complete ( Método de Closet );
 - Confecção de fantoches;
 - Confecção de painéis sobre a história;
 - Atividades de interpretação de textos;
 - Ficha de leitura;
 - O aluno surdo deverá recontar a história em libras;
 - Questionamentos orais;
 - Ilustrações;
 - Jogos e brincadeiras envolvendo a história;
 
 
          Recursos
- Professoras;
 
- Computadores;
 
- Fantoches;
 
- Livros;
 
- Papel;
 
- Lápis de cor;
 
- Tintas;
 
- Pincéis;
 
- Jogos pedagógicos;
 
- Câmera digital;
 - Internet;
 
 Avaliação
 Será
avaliado todo o envolvimento e as construções dos alunos no projeto
de forma qualitativa. 
 
       Produto Final /
Apresentação dos Resultados
 Em
anexo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário