Projeto
de
![]() |
Leitura
Projeto
de leitura “ Tantas histórias”.
Escola
Municipal Antonio Paulino
Endereço:_____________________nº
___
Bairro:
_____________Cidade__________
Fone:
______________
Professora
responsável : Gisely Ferreira de Lima
Sala de Recursos
Multifuncional
Turno: Matutino
e Vespertino
Número de
alunos: M ( ) F ( )
Idade: ____
Período: Ano
letivo de 2.012.
Introdução
A
leitura é uma forma de perceber e de interagir com o mundo e com a
realidade que nos cerca.
Por
meio da leitura, a criança desenvolve
a criatividade, a imaginação e adquire cultura,
conhecimentos e valores.
A
leitura também ajuda a aumentar o vocabulário, pois familiariza a
criança com a palavra escrita e ainda, ajuda a fixar a grafia
correta das palavras e a construção harmônica das frases.
É com esses propósitos, que serão desenvolvidas atividades voltadas a atender e suprir as dificuldades dos alunos nesse processo de leitura e escrita que tanto dificulta o processo de ensino e aprendizagem.
É com esses propósitos, que serão desenvolvidas atividades voltadas a atender e suprir as dificuldades dos alunos nesse processo de leitura e escrita que tanto dificulta o processo de ensino e aprendizagem.
Escolheu-se
trabalhar com a leitura, neste trabalho, devido à necessidade de
pensar também em novos caminhos para o seu ensino na educação de surdos. Buscando oferecer com esse projeto, formas de se motivar o aluno surdo para leitura em Língua Portuguesa, partindo é claro de sua língua mãe a Língua Brasileira de Sinais como apoio para seu desenvolvimento.
pensar também em novos caminhos para o seu ensino na educação de surdos. Buscando oferecer com esse projeto, formas de se motivar o aluno surdo para leitura em Língua Portuguesa, partindo é claro de sua língua mãe a Língua Brasileira de Sinais como apoio para seu desenvolvimento.
Justificativa
Percebendo
a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os
diferentes gêneros textuais e compreenda a leitura em seus diversos
objetivos, proponho um trabalho onde seja oferecido o acesso ao mundo
literário tanto por meio de vídeos, filmes e livros, para que o
aluno aprenda a ouvir e a se expressar e com a devidas
flexibilizações para o aluno surdo no acesso à leitura e escrita.
Problematização
Diante
da perda notável do interesse das crianças pela leitura e da falta
de uma rotina literária por parte das famílias e o mais importante,
do notório fracasso que nossos alunos estão apresentando em suas
vidas de leitores e criadores de textos. Precisamos levar nossos
alunos a compreender a importância da leitura, saber que ela se
constrói a partir de conhecimentos naturais e da representação
gráfica da linguagem.
Objetivo geral
_
Contribuir na formação de um leitor e um produtor de textos
competente e autônomo, capaz de compreender e interpretar aquilo que
lê.
Objetivos
específicos
- Despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler;
- Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
- Compreender e interpretar o texto;
Desenvolvimento
Serão
selecionadas previamente, obras e vídeos de diversos autores,
destacando aquelas que cheguem mais próximas à realidade e a
vivência dos alunos. A partir desta seleção, serão trabalhadas
atividades que envolvam, leitura, interpretação, dramatização
entre outras.
Também
serão previamente organizadas as devidas flexibilizações das
atividades para atender o aluno surdo, no qual, todos os textos
deverão ser trabalhados em vídeos interpretados em Libras.
Estratégias
- Apresentação da história em vídeo em libras e com legenda em Língua Portuguesa;
- Leitura compartilhada do texto;
- Reescrita em tiras;
- Dramatização;
- Atividades de complete ( Método de Closet );
- Confecção de fantoches;
- Confecção de painéis sobre a história;
- Atividades de interpretação de textos;
- Ficha de leitura;
- O aluno surdo deverá recontar a história em libras;
- Questionamentos orais;
- Ilustrações;
- Jogos e brincadeiras envolvendo a história;
Recursos
- Professoras;
- Computadores;
- Fantoches;
- Livros;
- Papel;
- Lápis de cor;
- Tintas;
- Pincéis;
- Jogos pedagógicos;
- Câmera digital;
- Internet;
Avaliação
Será
avaliado todo o envolvimento e as construções dos alunos no projeto
de forma qualitativa.
Produto Final /
Apresentação dos Resultados
Em
anexo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário